Os segredos da instalação de box de banheiro
A instalação de box de banheiro exige cuidado e precisão. É possível fazer sozinho para economizar, usando kits que são vendidos em redes de lojas de construção. Mas para um acabamento mais refinado é indicada a contratação de um serviço especializado e sob medida – a vantagem neste caso é uma decoração personalizada.
A instalação de box de banheiro garante não só um visual agradável, mas cumpre com uma função importante: evitar que o banheiro fique encharcado durante o banho e facilitar a organização e limpeza do cômodo.
Instalação de box de banheiro: vidro temperado
Normalmente a instalação de box de banheiro é feita em várias etapas. Mas antes é preciso explicar o material usado e os cuidados que precisam ser tomados. O vidro usado para a instalação de box de banheiro é do tipo temperado. Ou seja, tem resistência contra impacto e choque e à variação de temperatura, além de que em caso de quebra ele se fragmenta em pequenos estilhaços que não tem pontas ou partes cortantes, por isso é seguro.
Só é possível chegar a essas características através do tratamento térmico – ou têmpera. Isso quer dizer que o vidro é aquecido de forma gradual até atingir 700ºC, quando fica no estado plástico. Em seguida, é resfriado bruscamente. Esse processo garante mais resistência e segurança ao vidro.
No entanto, depois de passar pelo tratamento térmico o vidro temperado perde a flexibilidade. Por isso é impossível fazer cortes ou perfurações na peça sem danificá-la completamente. É importante já ter a placa de vidro temperado pronta para a instalação.
Etapas de instalação de box de banheiro
- Escolha do modelo;
- Tirar as medidas exatas do espaço;
- Projeto (tipo de porta, disposição, acabamento);
- Aquisição do kit de instalação de box de banheiro;
- Organização das peças e ferramentas;
- Marcação;
- Aplicação de silicone na soleira da porta e fixação;
- Fixação da coluna;
- Encaixe da porta de vidro.