A modernidade das janelas e portas blindex
As janelas e portas blindex são fabricadas com vidro temperado, o que significa dizer que são feitas com um material seguro e resistente. Isso porque esse tipo de vidro passa pelo tratamento térmico, que é um processo de produção que altera as propriedades do vidro comum.
Esse processo também é chamado de têmpera. Ou seja, as portas e janelas blindex são aquecidas de forma gradativa até chegar aos 700ºC e atingir no ponto elástico. Depois o vidro é resfriado bruscamente, fazendo a solidificação do material.
O resultado é um vidro temperado que é resistente ao impacto e à variação de temperatura. Sem contar as janelas e portas blindex são seguras porque, em caso de quebra, se fragmentam em pequenos pedaços sem pontas e não cortantes. Isso facilita e torna seguro o processo de recolhimento e limpeza.
Mas é importante ressaltar que ao passar pelo tratamento químico, o vidro das janelas e portas blindex perde a flexibilidade. Por isso não é indicado fazer cortes ou perfurações nas placas ou folhas porque vai acabar danificando tudo.
Características das janelas e portas blindex
- Resistência térmica (suporta grandes variações de temperatura);
- Resistência a choques e impactos até 5 vezes maior do que um vidro comum;
- Proteção acústica (reduz em até 70% os ruídos da rua);
- Proteção térmica (ajuda a manter a temperatura do ambiente controlada);
- Segurança (quebra não gera estilhaços pontiagudos ou cortantes);
- Permite a entrada de luminosidade;
- Modernidade;
- Durabilidade.
Modelos de janelas e portas blindex
Existem inúmeros modelos de janelas e portas blindex. Alguns dos mais comuns são:
- De correr – promove boa ventilação de ar e iluminação. As folhas da janela de vidro para sala deslizam na horizontal e podem ser acompanhadas de grades para garantir segurança e cortina para regular a entrada de luz;
- Projetante – a fixação é feita pela parte superior ou pelas laterais. A abertura é feita para o lado externo do ambiente (para fora). Tem boa luminosidade e ajuda na circulação de ar;
- Veneziana – a ventilação de ar acontece através de frestas nas lâminas das folhas da janela. A aplicação mais comum é nos quartos porque o modelo permite controlar a entrada de luz;
- Guilhotina – o modelo é muito parecido com a janela de vidro para sala de correr, a única diferença é que a abertura é feita na vertical.
Para escolher o modelo ideal é preciso considerar o espaço disponível, o nível de resistência e segurança, além do estilo do ambiente.