A praticidade da porta de correr de vidro
A principal característica da porta de correr de vidro é a economia de espaço, isso porque o sistema de funcionamento consiste em deslizar as folhas de vidro nos trilhos fazendo a sobreposição delas. Ou seja, é a opção ideal para ambientes que precisam de acesso, mas não tem grandes dimensões.
Além disso, a porta de correr de vidro tem como vantagens a facilidade para a entrada de mais luz solar no ambiente e também de ar para a ventilação do cômodo.
Como é a porta de correr de vidro?
A porta de correr de vidro é definida como placas – ou folhas – de vidro que se deslocam na horizontal com ajuda de trilhos. Para entender, é o sistema muito parecido com o de portas de uma sacada de apartamento ou do box de banheiro.
A fabricação da porta de correr de vidro é com vidro temperado. Esse tipo de vidro passa por um tratamento térmico (a têmpera), em que é o material é aquecido de forma gradual até atingir 700ºC e ficar no ponto elástico. Depois, esse vidro é resfriado bruscamente, fazendo a solidificação do material.
O resultado é um vidro resistente ao impacto (5x mais do que o vidro comum) e à variação de temperatura e que também é seguro porque se fragmenta em pequenos pedaços sem pontas e não é cortante quando se quebra. Mas não a porta de correr de vidro não é só resistente e segura, ela também é:
- Durável;
- Prática e funcional porque não exige tanta manutenção e é fácil de limpar;
- Moderna;
- Tem controle acústico.
Opção de material para a fabricação da porta de correr de vidro
A porta de correr de vidro pode ser fabricada com um outro tipo de vidro, que também é resistente e seguro. Trata-se do vidro laminado que é construído com duas placas de vidro temperado unidas por uma película de plástico transparente que funciona como uma cola. A diferença é que quando o vidro quebra, os estilhaços não são projetados para o chão e ficam grudados nessa película e por isso esse material é tem um grau maior de segurança.