Porta de vidro temperado – 5x mais resistente
O mercado está repleto de modelos de porta de vidro temperado, até porque esse tipo de esquadria é muito usado pela construção civil em obras de imóveis – seja em casas, apartamentos e prédios comerciais – e até mesmo em reformas para mudar a cara e o estilo de ambientes. A porta de vidro temperado é essencial para conferir luminosidade natural ao imóvel e para favorecer a circulação de ar.
A porta de vidro temperado é feita com um tipo de vidro específico que tem como características ser resistente à variação de temperatura e a impactos, além de seguro pelo fato de formar estilhaços sem pontas quando é quebrado.
Essas propriedades só são possíveis devido ao tratamento térmico da porta de vidro temperado – ou da têmpera –, em que o material é aquecido de forma gradual até chegar aos 700ºC e atingir o estado elástico para então ser resfriado de forma brusca para ser solidificado.
Vantagens e benefícios
Os modelos de porta de vidro temperado são populares porque tem o melhor custo x benefício do mercado de esquadrias. O segredo é que o material é extremamente durável e não exige tanta manutenção, além de ter a praticidade porque a porta de vidro temperado é fácil de limpar.
A instalação da porta de vidro temperado confere outros benefícios, como:
- Resistência a choques e impactos até 5 vezes maior do que um vidro comum;
- Proteção acústica (reduz em até 70% os ruídos da rua);
- Proteção térmica (ajuda a manter a temperatura do ambiente controlada);
- Resistência térmica (suporta grandes variações de temperatura);
- Segurança (quebra não gera estilhaços pontiagudos ou cortantes);
- Claridade e luminosidade ao ambiente;
- Estilo moderno.
Modelos e estilos de porta de vidro temperado
- De correr;
- Projetante;
- Sanfonada;
- De abrir;
- Pivotante;
- Com grade de ferro;
- Veneziana.
A escolha por qualquer modelo de porta de vidro temperado é uma escolha inteligente, mas que precisa considerar o projeto de decoração, o espaço do ambiente e o grau de segurança que precisa, ou seja, se vai ter acesso à rua ou em andares mais altos, se vai ter um muro separando o imóvel da rua, etc.