Funções da porta para box de banheiro
A porta para box de banheiro tem uma função principal: impedir que a água extravase para fora da área molhada do chuveiro, além de facilitar o escoamento da água. No entanto, esse tipo de esquadria cumpre também funções de estilo, como trazer modernidade ao cômodo, claridade e transparência.
Só que antes de escolher o modelo de porta para box de banheiro, é preciso pensar no estilo, ter as medidas do cômodo e considerar o espaço disponível para a abertura de portas ou circulação de pessoas no ambiente, isso porque em áreas maiores é possível optar pela porta projetante e em espaços reduzidos o modelo de correr que abre com o deslizamento da folha de vidro.
Benefícios do uso da porta para box de banheiro
Qualquer modelo de porta para box de banheiro é seguro e resistente. São as características básicas, mas também é importante saber as vantagens que esse tipo de produto oferece. A porta para box de banheiro é funcional e prática porque não exige manutenção frequente e também é fácil de fazer a limpeza.
Outra vantagem – e que é muito importante – é que esse tipo de esquadria tem o melhor custo x benefício do mercado. O investimento é um material durável que não vai precisar ser trocado tão rapidamente e ajuda a conferir estilo ao cômodo.
O resumo das características da porta para box de banheiro são:
- Segurança;
- Transparência;
- Resistência 5 vezes maior ao impacto;
- Resistência à variação de temperatura;
- Modernidade, etc.
Processo de fabricação da porta para box de banheiro
A porta para box de banheiro é feita com dois tipos de vidro: temperado ou laminado. O mais comum é o vidro temperado, em que o material passa por um processo de tratamento térmico (a técnica de têmpera). Ou seja, o vidro é aquecido gradativamente até chegar aos 700ºC e atingir o ponto elástico para depois ser resfriado de forma brusca para se solidificar. Já o vidro laminado é descrito basicamente como duas placas de vidro temperado coladas por uma película de plástico.
Os dois materiais são resistentes ao impacto, suportam grande variação de temperatura e também são seguros. No entanto existe uma diferença, enquanto o vidro temperado quebra em pequenos pedaços sem pontas ou partes cortantes que caem no chão, o vidro laminado faz com que os estilhaços fiquem grudados na película de plástico.