O que é porta vidro temperado?
Porta vidro temperado é um tipo de esquadria que une resistência, segurança e modernidade e por isso é um modelo muito usado pela construção civil – seja em reformas ou obras de imóveis como casas, apartamentos, prédios comerciais e salas/lojas de shoppings. A porta de vidro temperado é definida também como um modelo extremamente versátil e durável, sendo popular no mercado.
A porta vidro temperado é fabricada com um tipo de vidro que tem tratamento térmico (também chamado de têmpera), em que o material é aquecido de forma gradual até atingir 700ºC e ficar no ponto elástico. Depois, esse vidro é resfriado bruscamente, fazendo a solidificação do material.
Como resultado desse processo, tem-se um vidro resistente ao impacto (até cinco vezes mais do que o vidro comum) e à variação de temperatura (suporta temperaturas mais altas e mais baixas), além de ser seguro porque vidro se fragmente em pequenos pedaços sem pontas quando se quebra.
Vantagens da porta vidro temperado
Os modelos de porta vidro temperado geram benefícios ao serem instalados, tais como resistência térmica (suporta grandes variações de temperatura), resistência a choques e impactos até 5 vezes maior do que um vidro comum, proteção acústica (reduz em até 70% os ruídos da rua), proteção térmica (ajuda a manter a temperatura do ambiente controlada) e segurança (quebra não gera estilhaços pontiagudos ou cortantes). Além de permitir a entrada de luminosidade, favorecer a ventilação natural de ar e promover um visual mais moderno.
Modelos de porta vidro temperado
- Projetante – é fixada pela lateral e a abertura é para o lado externo do ambiente (para fora) ou para dentro. Favorece a claridade natural e ajuda na circulação de ar;
- De correr – as folhas da porta vidro temperado deslizam na horizontal através de caixilhos. O modelo ocupa pouco espaço e garantem luminosidade e circulação de ar. É muito comum em sacadas, varandas e acesso à área de lazer;
- Pivotante – apenas uma folha de vidro que é fixada pelo centro e a abertura se dá pelo giro do eixo. É um modelo bem mais moderno;
- Veneziana – fabricada com uma mistura de vidro e alumínio. Existem frestas nas lâminas das folhas e a aplicação mais comum é em sacadas de quartos pela possibilidade de controlar a entrada de luz.
A escolha do modelo depende do espaço disponível no ambiente, além do nível de resistência e segurança que o cômodo requer (se tem acesso a rua ou não) e também do estilo da decoração.