Resistência das portas e janelas de vidro temperado
As portas e janelas de vidro temperado são feitas com um tipo de material resistente de verdade. O vidro temperado é 5 vezes mais forte do que um material simples e comum, porque passa por um processo especial, que é a têmpera ou tratamento térmico. Ou seja, a fabricação das portas e janelas de vidro temperado inclui um procedimento que aumenta a capacidade do material.
O processo de têmpera das portas e janelas de vidro temperado consiste em aquecer a placa de vidro de forma gradual até chegar aos 700ºC e atingir no ponto elástico. Depois o vidro é resfriado bruscamente, fazendo a solidificação do material.
O resultado é um vidro temperado que é resistente ao impacto e à variação de temperatura. Sem contar que esse processo também confere segurança porque, em caso de quebra, o vidro é fragmentado em pequenos pedaços sem pontas e não cortantes.
Opções de portas e janelas de vidro temperado
As portas e janelas de vidro temperado são versáteis e existem modelos diferentes no mercado. Todos tem em comum o fato de favorecer a entrada de luz no ambiente (conferem maior luminosidade) e a ventilação natural de ar. Além disso, qualquer um dos modelos é moderno porque o vidro é um tipo de material que confere elegância ao ambiente.
Os modelos mais comuns de portas e janelas de vidro temperado são:
- De correr;
- Projetante;
- Veneziana;
- Guilhotina ;
- Bay window;
- Pivotante, etc.
A escolha do modelo que melhor se encaixa no ambiente deve considerar o espaço disponível no cômodo, o nível de resistência e segurança necessário e também quanto deve entrar de luz e ar, além, claro, do estilo do ambiente.
O uso de portas e janelas de vidro temperado geram benefícios!
- Resistência térmica (suporta grandes variações de temperatura);
- Resistência a choques e impactos até 5 vezes maior do que um vidro comum;
- Proteção acústica (reduz em até 70% os ruídos da rua);
- Proteção térmica (ajuda a manter a temperatura do ambiente controlada);
- Segurança (quebra não gera estilhaços pontiagudos ou cortantes);
- Permite a entrada de luminosidade;
- Modernidade;
- Durabilidade.
No entanto, é importante saber que o tratamento químico faz com que o vidro das portas e janelas de vidro temperado perca o pouco de flexibilidade que tem em seu estado mais básico. Por isso não é possível fazer cortes ou perfurações nas placas ou folhas depois do processamento do material.